Ousama Game - Review/Desabafo

 O CHORUME DOS ANIMES?


Sendo o gosto algo tão particular, tão intrínseco de cada pessoa, o que leva algo a ser considerado como ruim? Talvez o que agrade a um não agrade necessariamente a todos, o gênero Isekai, por exemplo, tem tantos adoradores quanto pessoas que odeiam a ponto de sequer assistir um episódio de uma nova série para definir como ruim. Eu mesmo considero como ruins alguns animes que outras pessoas adoram, como Shakugan no Shana ou Gundam 0083: Stardust Memory. Agora o que separa uma obra que é realmente ruim de algo de que apenas você não gostou?


Sinceramente pensei muito nisso enquanto trabalhava nessa review, pois se existe algo verdadeiramente ruim creio que seja esse anime e afirmo isso com toda a certeza pois o que o torna ruim não é uma questão de animação, roteiro, desenvolvimento de personagem ou clímax, entendo como ruim quando o anime ou seu autor parecem desrespeitar a inteligência do seu público nos mantendo em uma obra que ao final você compreende apenas como uma enorme perda de tempo.


Talvez não seja necessário dizer, mas seguirei com SPOILERS do anime a partir desse ponto, caso tenha interesse em assistir esse anime (não tenha, acredite) recomendo que, caso esteja disposto a continuar com essa leitura alguns detalhes e acontecimentos avançados da obra serão revelados.


Pois bem, em sua síntese mais básica Ousama Game conta a história de Nobuaki Kanazawa, um estudante recém transferido a Academia Kure, a primeiro momento uma pessoa distante, como se tentando recuperar de algo que o traumatizou, ao longo da história descobrimos que ele participou do primeiro Ousama game (o jogo do rei), que agora envolve novamente toda a sua turma, a qual ele renova sua determinação em tentar salvar a todos e resolver o mistério.


Antes de mais nada cabe explicar que o chamado Ousama Game, ou jogo do Rei, é uma brincadeira japonesa onde um grupo sorteia uma pessoa que é consagrada o Rei, essa pessoa pode ordenar que outras duas pessoas cumpram alguma ordem, indicando quais os números dos jogadores que ele quer que realizem a ordem, muitos animes já apresentaram uma pequena versão do jogo do Rei, como Nourin e até mesmo em Persona 4, tanto o jogo quanto a animação, temos uma cena com esse jogo, aqui no Brasil, mais especificamente na minha região, tínhamos uma brincadeira semelhante chamada "O Mestre mandou", que basicamente tinha um mesmo conceito.


Entretanto nesse anime o jogo não é tão infantil assim, as ordens começam leves, como "faça um elogio", "pegue algo", mas  vão evoluindo para "beije tal pessoa" e até mesmo "faça sexo tal pessoa", o descumprimento da regra implica em diversas penitências e até mesmo a morte, ao final do dia, mais especificamente a meia noite, com suicídios e mortes gráficas que dão inveja até mesmo na franquia Premonição.


Sim, entendo que a premissa parece interessante, afinal existe realmente um mistério, quem poderia estar por trás do jogo, ter acesso aos celulares de todos os alunos e até mesmo ter a capacidade de levá-los a morte? Bem, por pior que seja o desenvolvimento de personagens, e os personagens em específico, pois acredite, nenhum deles se salva, você ainda tem vontade de saber o que está por trás desse maldito jogo e claro, a solução não poderia ser pior.


Bem, nessa história descobrimos que o jogo acontece pois tanto o protagonista, quanto a principal antagonista da história, a psicopata Natsuko, são os sobreviventes únicos de outros dois jogos que ocorreram e enquanto buscam pistas pela origem do jogo, o que o protagonista Nobuaki revela que fazia desde o jogo anterior, no final eles descobrem que o jogo na verdade é um vírus apocalíptico que ao infectar a pessoa passa ao seu celular e o obriga a ficar no jogo até a sua morte, sendo que mesmo que todos morram não implicam em fim de jogo, pois o vírus está no ar e a qualquer momento pode iniciar um novo jogo, como ocorre no epílogo


...


Sim, exatamente isso. Essa atrocidade teve a cara de pau de se inspirar na já terrível e sem sentido ideia de Ring uma ideia que sempre foi ruim e sem sentido, levada a outro nível aqui.


Ainda que por mais que a história ou roteiro sejam atrozes, as vezes o carisma do personagem ou como a trama corre salvam o anime, Dragon Ball Z nunca foi um primor em termos de história, mas o desenrolar e os personagens são tão bons que o anime segue sendo relevante e incrível até hoje.


Bem, isso não ocorre em Ousama Game, literalmente todos os personagens são odiosos e você simplesmente não consegue se importar com as terríveis mortes que eles sofrem, você vê cenas crueis, tortuosas e o sofrimento dos personagens, mas simplesmente não se importa, pois o anime parece querer fazer você odiar eles, pois eles são TODOS MUITO BURROS!!! Ninguém, mesmo com duas histórias sendo contadas (o jogo passado do protagonista e o atual), em ambas você só vê os personagens sendo burros e merecendo morrer, além de decisões questionáveis, como nocautear seu melhor amigo para que ele, enquanto inconsciente, faça sexo com sua namorada, para só depois o animal ter uma crise de pânico e basicamente matar todo mundo porque o idiota não sabe segurar um dado.


Tem também uma personagem imbecil que tem a pinta de misteriosa o anime todo e que parece que sabe tudo o que está acontecendo, para só depois mostrar que não sabia nada, começar a pegar fogo sozinha e simplesmente fingir que nada aconteceu e morrer pulando no mar.


O protagonista então, nem se fala, o cara é um completo fracasso, não toma uma decisão inteligente e mesmo tendo uma psicopata que claramente declarou que quer matar ele e todo mundo se for necessário para sobreviver apenas ela, ainda permite que ela, de alguma forma, manipule todo mundo para seguir o jogo do jeito que ela quer, a maluca literalmente quebra todos os dedos da mina que declarava ser a melhor amiga dela, apenas para escolher as pessoas que queria matar e os outros ainda passam pano para ela ao invés de matarem ou mesmo prenderem ela, sendo que ela era uma clara ameaça a todos.


Mas se você não viu o anime e está lendo esta review pode estar se perguntando, como o vírus que passa para o celular mata as pessoas? E se as pessoas não verem a ordem? Bem, a resposta a simples. O ANIME APENAS NÃO SE IMPORTA! Em um insulto a inteligência de todos o  roteiro apenas decide que, dando o horário se a ordem não for cumprida a pessoa morre por auto indução, isso mesmo, basicamente todas as mortes sanguinárias e altamente violentas são ocasionadas pelo corpo da própria pessoa que se decidiu se explodir por ordem do vírus e isso ocorre até mesmo quando a pessoa nem sabe que recebeu a ordem, o vírus decide que ela recebeu, não cumpriu e tchau, morte violenta.


Bem, ao menos todos morrem, ao menos isso deve deixar alguém feliz, não é? Sim, se até mesmo as últimas mortes, do protagonista, da psicopata e do interesse romântico não fossem um insulto a inteligência de todos. Entendam a situação, a psicopata tinha sido praticamente partida ao meio com uma motosserra, praticamente em seus últimos suspiros, nisso o interesse romântico começa a se declarar ao protagonista, nisso a psicopata, de alguma forma, não apenas se levanta, mas de alguma forma, completamente silenciosa, chega perto do protagonista para matá-lo com a maldita motosserra ligada!!! Como ninguém ouve uma pessoa com uma motosserra se aproximando?? Como ela consegue carregar a droga da motosserra se ela havia praticamente sido partida ao meio??? 


E claro que não podia terminar assim, depois do protagonista e a psicopata morrerem, a garota interesse romântico leva o corpo dele ao oceano, aonde se torna implícito que ela tira também sua própria vida, encerrando o jogo, mas logo depois um celular de um desconhecido toca dando início a um novo jogo... O AUTOR AINDA TEVE A CARA DE PAU DE DAR BRECHA A UMA CONTINUAÇÃO? QUEM QUER UMA CONTINUAÇÃO DESSE LIXO??? Claro que, sendo a resposta zero pessoas, o final apenas termina em aberto sem uma continuação a qual espero nunca ocorrer, pois ninguém merece assistir ou ser exposta a esse chorume.





Veredito Final: 



___________________________________________________________________________________


Pros:
            - Se existe algum é o fato de não ter continuação e todos morrerem.

___________________________________________________________________________________

Contras:
            - A fim de evitar uma listagem muito longa, resumiremos em apenas uma palavra: TUDO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPINIÃO - ISEKAI'S

The Lost Canvas

Code Geass - Animes Nota 10