Uma Musume - Pretty Derby

CAVALOS DE CORRIDA JAPONESES REIMAGINADOS COMO GAROTAS FOFAS.


Em algum momento você já se deparou com uma situação onde teve alguma ideia e na hora de colocar em prática sua pensamento foi "por que fazer isso?". Seja fazer um video, começar um canal, escrever um blog, criar uma história, mas então, por esse simples questionamento, sua ideia nunca foi para frente? Bem, se isso é o normal em boa parte do mundo, creio eu que no Japão a pergunta que surge na cabeça da pessoa seria "por que não?".


Já faz algum tempo que eu tinha ouvido falar de Uma Musume, mas só recentemente em conversa com um amigo que eu resolvi assistir e, com isso, pesquisar um pouco mais sobre o anime. O anime nada mais é que uma adaptação das tradicionais corridas de cavalo, que já foram legais até mesmo no Brasil, mas aqui reimaginadas como garotas colegiais competindo umas contra as outras.


O anime conta a historia a partir do ponto de vista de Special Week, uma Uma Musume (ou garota cavalo) que saiu do interior, onde vivia com sua mãe, para estudar e competir na cidade grande, para fim de alcançar seu sonho e promessa que fez a sua mãe, de se tornar a uma musume número 1 do Japão, a partir de onde conhece várias outras uma musume, inclusive vindo a fazer parte do mesmo time que Silence Suzuka, a garota a quem mais admira e se inspira.


O que são as garotas cavalo afinal? Bem segundo a introdução do próprio anime são garotas que herdam o nome de cavalos de corrida de outro mundo, não há uma explicação muito profunda, só um estabelecimento que essas garotas existem e suas corridas são extremamente populares e, afinal de contas Japão, ao final das corridas as vencedoras realizam um show no melhor estilo idol, com direito a canto e dança.


Claro, poderia ser um anime comum de atletismo ou corrida, mas qual seria a graça? O Japão sabe se arriscar no absurdo sem ter medo do ridículo e ainda assim entregar histórias interessantes, o que mais me chamou a atenção em Uma Musume: Pretty Derby não foi a história ou animação em si, mas como os produtores realmente usaram muito do que realmente aconteceu com os cavalos para escrever o anime.


Veja a protagonista Special Week, por exemplo, sua contraparte do mundo real, o cavalo Special Week, tem uma história muito interessante que facilmente poderia se tornar um filme clássico como Spirit, sua mãe também era um cavalo de corrida que faleceu pouco depois de lhe dar a luz, quando apenas um filhote foi deixada aos cuidados de membros da staff que a encaminharam para ser criada junto de uma égua de fazenda comum, ou seja fora do mundo competitivo, mas que ainda assim acabaria voltando para ele.


Isso foi colocado no anime com uma lore muito parecida, sua mãe falece pouco depois dela nascer e a dá aos cuidados de sua amiga, que a cria no interior, longe de outras garotas cavalo, as quais só tem um primeiro contato quando ela vai para a cidade. O mesmo se vale para a Gold Ship, no anime não é estranho a ver sendo "diferenciada", fazendo qualquer coisa aleatória em um canto e até brigando com uma adversária antes da corrida, isso ocorre porque o cavalo Gold Ship era tão peculiar quanto a própria personagem, protagonizando situações únicas nos treinos e até nas pistas de corrida.


Sim, Uma Musume é muito estranho, seja o anime ou o jogo (ambos os quais não me aprofundei muito ainda), mas ainda assim uma obra que foi feita com muito carinho e atenção por toda uma equipe, que soube abraças o esquisito e transformar num fenômeno que já está ultrapassando as barreiras do Japão, afinal houve um lançamento oficial em inglês do jogo.


Como são muitas temporadas e ainda não cheguei ao final, por enquanto não darei uma nota, mas deixarei uma reflexão, quando tiver alguma ideia e estiver hesitante em avançar ou não, talvez valha a pena usar o pensamento japonês e ao invês de apenas rejeitar, apenas se perguntar: "Por que não?".




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPINIÃO - ISEKAI'S

The Lost Canvas

Code Geass - Animes Nota 10